Pico do Jabre: a importância do ponto mais elevado da Paraíba para a economia local

 

(Foto: Divulgação/Sebrae Paraíba)

O Pico do Jabre, ponto mais elevado da Paraíba, tem colaborado para impulsionar a atuação de pequenos negócios, assim como a exploração do turismo no interior do estado. É o que mostra o Boletim ‘Rotas de Negócios Sebrae’, produzido pela Usina de Dados da instituição. 

O complexo do Jabre, como também é conhecido, é considerado uma Unidade de Conservação (UC) e fica localizado no município de Maturéia, na região do Sertão, abrangendo ao longo de seu território as cidades de Imaculada, Mãe d’Água e Teixeira. Nesta área, segundo dados do Sebrae/PB, o número de pequenos negócios identificados no ano de 2022 somou 1.047 registros. 

De acordo com a gerente da agência regional do Sebrae/PB em Patos, Anna Stefania, o fortalecimento dos pequenos negócios na região é consequência do surgimento da própria demanda apresentada pelo público que visita o local.

“O complexo do Jabre é uma região magnífica e que conta com um potencial turístico fantástico. É um local de fácil acesso e com estradas propícias para o deslocamento das pessoas e esses fatores contribuem para a exploração do turismo. Um outro aspecto é que a pandemia trouxe um fator positivo para o crescimento do turismo no interior, em decorrência das mudanças de hábitos dos turistas, que estão procurando por regiões mais próximas e por destinos ligados à natureza e ao ecoturismo”, disse. 

Ainda conforme os dados, Teixeira é o município que apresenta o maior número de empreendimentos, 587 no total, seguido de Maturéia (244), Imaculada (160) e Mãe D’água (56). O levantamento revela ainda que o porte dos pequenos negócios na região é caracterizado percentualmente 67,30% pela atuação de microempreendedores individuais, 29% microempresas e 3,60% empresas de pequeno porte.  

“O turismo no interior tem contribuído muito para a abertura de novos negócios, seja como serviços de hospedagem, alimentação fora do lar como bares e restaurantes ou alguma atividade voltada para o comércio em geral, pois o turista quando chega em um local ele também busca uma farmácia, uma panificadora, um supermercado, assim como outros empreendimentos e tudo isso precisa ser trabalhado, para que possa oferecer um serviço de qualidade” concluiu Anna Stefania.

FERNANDO COUTINHO POSTOU CORREIO E GURJÃORADIOWEB